• Pablo Vaz

Sessão Relâmpago com Tony Kanaan


Há alguns dias atrás recebi um convite através da marca Hot-Buttered, a qual é uma grande parceira do meu trabalho, para fazer umas fotos com o piloto de Fórmula Indy Tony Kanaan. Confesso que não havia captado realmente a mensagem sobre o que era para fazer, mas não neguei! Já havia fotografado o Tony em suas participações na Stock Car ano passado, mas nada diretamente com ele. O que me surpreendeu foi a receptividade e agilidade para atender meus pedidos para cada foto, habilidade de quem é mais do que acostumado a ser fotografado.

Aproveitando que teria que estar em São Paulo para acompanhar a etapa brasileira da Indy e, também, a primeira etapa da temporada 2013 da Copa GT, marcamos a sessão de fotos para a quinta-feira que antecedesse o evento.


Após sete horas de viagem de Curitiba até São Paulo e desembarcar direto no Complexo do Anhembi, encontrei todos os responsáveis e aguardamos o Tony e mais alguns pilotos fazerem uma gravação para o programa Pânico na Band. Nesse ponto, após algumas dúvidas sanadas, já estava com o briefing das fotos pré-estabelecido na cabeça.

Assim que terminaram as gravações fui colocar em prática meu plano recém desenhado mentalmente. A ideia da sessão de fotos com o Kanaan até era simples, fotografar ele com sua bike da Trek. Mas detalhe, tudo rápido, sem muito tempo para produção ou tentativas. Se a sessão durou 10 minutos, foi muito.

O primeiro passo foi fazer uma leitura da luz ambiente: sol se pondo ao final da reta e a direita, apesar de estar um belo dia, uma névoa deixava a luz difusa, sem muito contraste. Então resolvi fazer as fotos totalmente no contra luz, para captar o máximo do final de tarde e o céu um pouco laranja. 

Para completar a iluminação, enquanto o Tony vestia sua roupa de bike, coloquei um Flash Quantum T5d-R pendurado na grade e usei minha mochila como tripé para deixar um Flash Nikon Sb-910 no meio da pista. Assim, o sistema ficou com o sol no contra, e um Flash a esquerda e outro a direita do Tony.

Pra começar, alguns retratos básicos com a grade em perspectiva e os Flash cobrindo ambos os lados do Kanaan e depois um retrato frontal com o céu laranja e o sol a direita!

Para ter algumas imagens do Tony pedalando, pedi que ele viesse na minha direção e no ponto marcado fiz o clique para que os Flashs fizessem a leitura nele, com uma iluminação cruzada.


Para finalizar, tive a ajuda do Felipe da Trek que guiou seu carro com o porta malas aberto onde eu fiquei para fazer umas imagens com mais “movimento” do Tony pedalando. Com velocidade baixa e ponto marcado para que os Flashs pudessem congelar ele, fizemos duas voltas no trecho para garantir duas imagens, uma mais aberta e outra mais fechada.

E fim de papo. O Tony já tinha outro compromisso e, na mesma velocidade que chegou, foi embora. 

Todas as fotos foram clicadas com a Nikon D800 e lentes Nikon 24-70 2.8 e 70-200 2.8. Os Flashs foram disparados através do sistema wireless da PocketWizard.

Abaixo segue algumas das fotos que produzimos, espero que gostem!








1 visualização
sector_ONE_FINAL copy.png
Consumer_bird_Horizontal_logo.png
logoSantaCosta copy.png
MseteStudio

© 2020 Pablo Vaz | Photography   - Brasil -   pablo@pablovaz.com