sector_ONE_FINAL copy.png
Consumer_bird_Horizontal_logo.png
logoSantaCosta copy.png

© 2019 Pablo Vaz | Photography   - Brasil -   pablo@pablovaz.com

|O Projeto:

Há tempos, o fotógrafo Pablo Vaz iniciou a ideia de revelar em seu blog, sem pudor algum, os "segredos" da cada fotografia sua produzida. Com essa inciativa, diversos amigos e colegas já o haviam abordado para ministrar um curso ou algo do gênero, tanto online, quanto presencial.

 

Quando, então, no início de 2014, surgiu o convite da Escola de Fotografia Portfolio para se unirem e criarem o Primeiro Workshop de Fotografia de Skate em Curitiba.

 

Conhecendo a idoneidade da escola e se sentido preparado para encarar o projeto, o "start" foi dado, com todo o suporte da escola, para Pablo Vaz transmitir seu conhecimento adquirido ao longo de 11 anos de carreira, para um seleto grupo de 15 pessoas.

Mais do que uma referência nacional no ensino da fotografia, a Escola Portfolio é um lar para alunos e amigos, um espaço que respira cultura. Fundada em 1998, desde o ano 2000, ela está localizada na casa familiar de mais de 60 anos de história que foi erguida pelo avô do fotógrafo Nilo Biazzetto Neto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trata-se de uma das poucas construções originais que ainda não se transformaram em edifício na região do Centro Cívico. Além dos cursos regulares, a Portfolio está conectada aos mais diversos públicos. Os workshops que sempre acontecem na escola, buscam trazer desde a discussão de áreas da fotografia documental e contemporânea, até assuntos de interesse mais específicos, como a macrofotografia, foto de surf, skate, moda, gastronomia dentre outros.

|A Escola:

| O Curso:

Com o número máximo de 15 vagas abertas, as mesmas foram esgotadas rapidamente, contemplando alunos de diversas partes do Brasil, sendo apenas dois destes, de Curitiba.

 

(Um destes alunos, sem ter condições financeiras para viajar até Curitiba e pagar o curso, iniciou uma campanha em seu perfil do Facebook na tentativa de arrecadar os recursos necessários, no qual obteve total sucesso e pode garantir sua vaga. 

 

 O workshop, realizado em três dias, foi dividido entre Aula Teórica, Aula Prática e Avaliação do trabalho produzido com a realização de um "concurso" de fotos entre os alunos participantes. 

 

 

A aula teórica foi realizada nas dependências da Escola Portfolio, com duração de cerca de 04 horas e contemplou o seguinte conteúdo: 

 

História: O começo da carreira
Dificuldades
Trajetória
Apresentação do portfolio do fotógrafo
O Skate e demais esportes

 

Ética: A relação com clientes e marcas
A relação com skatistas (respeito ao espaço em sessões, limite do skatista, limite entre amizade e profissionalismo
Postura em eventos
Postura em sessões de rua
Fotos editorial ou sem encomenda

 

Estudo de fotos: 5 exemplos de cada
Técnicas
A escolha da lente
A escolha do ângulo (priorizar e valorizar manobra ou ambiente)
Iluminação
Foto técnica X Foto criativa
Velocidade X Sync

 

Regras: Foto, chão, obstáculo
Moment
Ida/volta

| Aula teórica:

| Aula prática:

A aula prática se tornou uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem a já famosa pista particular da marca Cisco Skate, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, e, também, terem contato com skatistas profissionais e amadores que deram seu melhor para que cada um pudesse colocar em prática os ensinamentos passados na aula teórica, bem como as dicas em "real time".

 

A dinâmica da aula prática foi conduzida de forma com que cada aluno pudesse ter uma atenção especial do fotógrafo Pablo Vaz e, ao mesmo tempo, tivesse a liberdade de colocar seus novos conhecimentos em prática com os skatistas presentes.

 

Em um primeiro momento, Pablo Vaz abriu suas malas de equipamentos, explicando para o que cada câmera, lentes, flashs e acessórias tinham utilidade e deixou todo seu quiver a disposição dos alunos.

 

Para explicar como contruir uma iluminação, a metodologia usada foi de mostrar na prática, frame by frame, qual o efeito de de cada ponto de luz sobre a imagem.

 

Após mostrar todo o processo de produção de uma foto, os alunos participantes puderam aproveitar de uma bela tarde ensolarada para produzirem suas imagens, seguindo as dicas do Pablo Vaz e sendo surpreendidos por "desafios surpresas" com recompensas para os vencedores destes, que eram escolhidos pelos próprilos alunos e pelos skatistas presentes. 

| Avaliação e resultado final:

Em um terceiro momento, após a aula prática, foi solicitado aos alunos que preparassem seu material produzido e escolhessem um determinado número de fotos para serem analizadas e comentadas perante todo o grupo.

 

Novamente nas dependências da Escola Portfolio, os participantes puderam compartilhar suas fotos criadas no durante a aula prática, receberem instruções  e comentários sob suas próprias produções e, para finzalizar, participaram de um "concurso" surpresa, onde os próprios alunos e, também, instrutores da escola elegeram os melhores trabalhos produzidos no dia anterior.

 

Com o apoio de Red Bull, Revista CemporcentoSkate, HB-Hot Buttered, Cisco Skate, Mipow e Everlong, todos os alunos foram "premiados". 

Ao final do final de semana, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação do workshop assinado pelo proprietário da Escola Portfolio e também pelo fotógrafo Pablo Vaz.

Em 2014, tanto antes, quanto após a execução do curso, nos deparamos com uma procura muito além das expectativas e os pedidos para a realização de uma nova edição, inclusive em outras capitais nacionais, são realizados até hoje em dia. 

 

Um fato muito interessante da versão 2014 foi que, muitos interessados locais acabaram ficando de fora do curso, por demorarem para realizar a inscrição, pedindo que outra turma fosse realizada já na sequência.

 

Porém com a agenda apertada do fotógrafo Pablo Vaz e uma temporada de seis meses fora do país, a realização de uma nova edição teve de ser prorrogada.

 

Mas a hora chegou...

 

| Tour Workshop Fotografia de Skate 2015:

Igual.. Mas diferente...

 

Com um formato semelhante ao anterior e, ainda com aval da Escola Portfolio, a nova versão do workshop vem para atender aos pedidos de diversos entusiastas da fotografia em todo o país.

 

 O número de vagas abertas em cada cidade será de, no máximo, 15 alunos. 

| Agenda:

  • CURITIBA | 27 a 29 de Novembro

A cidade voltará a receber o Workshop e será  a primeira parada da Tour 2015, com as aulas teóricas na sede da Escola de Fotografia Portfolio e a aula prática na Cisco Skate Plaza.

 

Skatistas presentes: A confirmar

 

Programação: - 27 Novembro (19hrs até 22hrs) Aula teórica | Escola Portfolio

                          - 28 Novembro (10hrs até 18hrs) Aula prática | Cisco Skate Plaza

                          - 29 Novembro (09hrs até 12hrs) Considerações finais e comentários sobre as fotos produzidas pelos alunos | Escola Portfolio 

 

 

 

 

  • PORTO ALEGRE | 21 E 22 de Novembro

Com apoio e recepção da Matriz Skateshop, a cidade de Porto Alegre receberá também o Workshop Fotografia de Skate a ser realizado exclusivamente na SPOT, pista particular da Matriz

 

Skatistas presentes: A confirmar

 

Programação: - 21 Novembro (09hrs até 12hrs) Aula teórica

                          - 21 Novembro (13hrs até 21hrs) Aula prática 

                          - 22 Novembro (09hrs até 12hrs) Considerações finais e comentários sobre as fotos produzidas pelos alunos  

 

  • SÃO PAULO | 30 Novembro e 01 Dezembro

Com apoio e recepção do Brasil Skate Camp, a cidade de São Paulo receberá também o Workshop Fotografia de Skate a ser realizado na BSC Skatepark.

 

Skatistas presentes: A confirmar

 

Programação: - 30 Novembro (09hrs até 12hrs) Aula teórica

                          - 30 Novembro (13hrs até 21hrs) Aula prática 

                          - 01 Dezembro (09hrs até 12hrs) Considerações finais e comentários sobre as fotos produzidas pelos alunos  

 

| Novas Propostas 2015:

  • Editorial Revista CemporcentoSkate

 

Com vinte anos de história, a Revista CemporcentoSkate é hoje uma das principais revistas especializadas em skate no país.

Em 2014, a revista colaborou a com a divulgação do Workshop em suas redes sociais, onde pode-se ver um retorno extremamente positivo por parte de seu público.

Com isso, para 2015, a Revista reservou duas páginas em edição impressa para mostrar um pouco mais sobre o workshop, dando total liberdade de conteúdo.

 

| Inscrições:

As incrições podem ser realizadas através do telefone: 55 (41)3079-2541 ou (41)3252-2540

 

Ou se preferir clique no botão abaixo e faça sua incrição On Line: