top of page

Luan Oliveira | Anuário Fotografia 2014 CemporcentoSkate


DSC_2234

Em fevereiro passado, fui convidado pelo meu amigo Luan Oliveira para pegar estrada junto com os também amigos Fernando Granja e Juliano Drummond, com o objetivo de passar dez dias viajando pelo sul do país filmando, fotografando, andando de skate e, claro, se divertindo. A viagem foi apelidada por nós como #10dayscrew e rendeu uma websérie de 10 episódios no agora extinto site da ESPN Brasil (Achei esse link do youtube com o episódio do dia dessa foto, mas não tem a manobra. CLIQUE AQUI), além de um especial para a TV.

Partimos de carro de Porto Alegre, parando em algumas cidades, como Criciúma, Florianópolis, Balneário Camboriú, chegando até Curitiba e, voltando até a capital Gaúcha. Foram muitas histórias, imagens e fotos. Algumas dessas fotos já rodaram por aí pelas redes sociais, pelo site da ESPN, algumas outras estão muito bem guardadas e serão divulgadas em breve, mas essa aí de cima, em particular, foi a primeira a ser realmente publicada, no papel.

A Revista CemporcentoSkate acabe de publicar sua edição especial, a Revista/Livro Anuário Fotografia 2014, onde selecionaram as melhor imagens dos melhores skatistas para compor um acervo de imagens em um produto que, com certeza, merece um lugar bem reservado na prateleira.

Bem, o que falar sobre a foto?!? Você deve pensar: “Luan Oliveira. Hum, lá vem uma manobra técnica pesada.” Certo?!? Errado! Bem, em termos… Um F/s Ollie não é relativamente uma manobra técnica. Mas se pensar na distância do Gap, na mureta bem na saída e no gás que ele precisava estar na hora, com certeza sem técnica e muito controle do skate nos pés, essa manobra não seria muito bem sucedida. Isso sem contar os fatores naturais, como trânsito, calor, vento, chão ruim…

Pra fazer a foto tive de achar uma solução simples e rápida, pois o Luan estava na pilha pra voltar a manobra e todos nós sabíamos que seria praticamente na primeira tentativa. Posicionei um Flash Elinchrom de 1000ws na minha direita e um Nikon Sb910 na contra luz, no chão, apenas para dar um breve recorte. Como sabia que ele viria em alta velocidade e o sol estava forte na cena, configurei minha câmera com velocidade 1/1250 para ter certeza que iria congelar o movimento e usei a tecnologia Hypersync da PocketWizard para sincronizar os Flashs.

A escolha pela lente em 24mm se deu por dois fatores: 1 – Queria mostrar todo o monumento da ponte e não apenas o obstáculo… 1- Se fizesse de Fisheye eu desvalorizaria a distância do Gap pois as muretas escondiam a entrada ou a saída.

Também busquei um ângulo mais rente ao chão para valorizar a altura e tambó´m buscando as linhas do meio fio para dimensionar a imagem…

Feito tudo isso… Foi só acertar a manobra, a foto, o video e curtir mais um dia de muito skate e risada ao lado dos bons amigos!

Ficha Técnica da Foto: Skatista: Luan Oliveira Manobra: F/s Ollie Local: Florianópolis/SC Câmera: Nikon D800 Lente: Nikon 24-70mm f/2.8 em 24mm Velocidade: 1/1250s Abertura: f/5 ISO:200

Flashs com HyperSync: Luz principal | A direita: Elinchrom Ranger RX 1000ws com cabeça S e Receptor PocketWizard PowerST4 Luz secundária | No centro da foto, no chão encostado na mureta cruzando com o Elinchrom: Nikon Sb910 com PocketWizard FlexTT5

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page